Gestão e Governança

 


 

 

Inicial
Acima
ÁREAS
ARTIGOS
AUTO AVALIAÇÃO
CAPACITAÇÃO
CLIENTES
DIFERENCIAIS
FATORES CRÍTICOS
MÉTRICAS
QUEM SOMOS
RECOMENDAÇÕES

 

 

Otimização da Importação de Peças


I - Situação:

Mais uma grande empresa multinacional do setor de Tecnologia estava iniciando as suas atividades no Brasil e a qualidade do suporte à sua base instalada era essencial para que atingisse o forte crescimento almejado para a região. Entretanto, o seu tempo de importação de peças de reposição (spare parts) de Houston para São Paulo era superior a 60 dias!

II - Impacto nos negócios:

O volume de reclamações das revendas credenciadas era cada vez maior, pois esse tempo elevado de importação de peças do fabricante as forçava a fazer investimentos não previstos para trabalhar com níveis mais altos de estoque a fim de manter a qualidade do atendimento aos clientes finais!

III - Causa principal:

As informações necessárias ao gerenciamento e à otimização da importação de peças de reposição encontravam-se dispersas em vários sistemas e planilhas, internos e externos, não permitindo uma visão integrada do processo! O fato de várias etapas da importação de partes e peças serem executadas por terceiros agravava ainda mais o problema da falta de informação!

IV - Solução adotada:

Foi desenvolvida para o Cliente uma solução sob-medida, onde as informações extraídas dos vários sistemas e planilhas envolvidos no processo de importação de partes e peças, incluindo as executadas no armazém alfandegado (bonded warehouse) eram integradas e consolidadas em um único banco de dados em São Paulo. Uma ferramenta analítica com métricas e detalhes operacionais baseados nestes dados foi criada. Todas as pessoas que participavam do processo de importação, funcionários e terceiros, foram então treinadas!

V - Resultados e benefícios:

Através da análise gráfica e intuitiva trazida pela nova ferramenta de gestão, vários gargalos do processo de importação de partes e peças, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, puderam ser rapidamente identificados e eliminados! Com o novo processo em andamento, que incluiu até a "desterceirização" do armazenamento e da distribuição de partes e peças de reposição no Brasil e a eliminação da consolidação em Miami, o tempo de importação do Texas para São Paulo pôde ser reduzido de 60 para 15 dias e os objetivos de crescimento da empresa no Brasil  foram plenamente atingidos!


Conheça mais sobre os nossos serviços: ligue e marque uma apresentação de 30 minutos em Português, Inglês ou Espanhol via Skype (bitools)!

 jorge.couto@bitools.com.br

Skype: bitools

Rua Prof. Paulo Augusto Bueno Wolf, 3 - Ponta da Praia - Santos - SP

+55 (13) 99637-4360