Gestão e Governança

 


 

 

Inicial
ÁREAS
ARTIGOS
AUTO AVALIAÇÃO
CAPACITAÇÃO
CLIENTES
DIFERENCIAIS
FATORES CRÍTICOS
MÉTRICAS
PROJETOS
QUEM SOMOS
RECOMENDAÇÕES

 

 

Os 5 Fatores Críticos:

No meio empresarial, quantas idéias inovadoras e iniciativas vimos que foram fadadas ao fracasso ou acabaram simplesmente sendo engavetadas? Embora decisivas para o crescimento profissional de um executivo, que é pago para idealizá-las e implantá-las, e para a sobrevivência de um empresário, que precisa estar sempre inovando para oferecer o melhor a seus Clientes, somente um pequeno percentual de iniciativas de mudança acaba dando certo, o que inibe sobremaneira o seu surgimento nas organizações!

Mas qual seria a causa dessa baixa taxa de sucesso na implantação de mudanças? O quadro abaixo fornece uma explicação para o fato! Como podemos ver, para que um projeto seja bem sucedido, gerando a mudança comportamental necessária e os resultados desejados, cinco ingredientes são essenciais: Visão Comum, Habilidades, Incentivos, Recursos e Plano de Ação, cada um deles explicado em detalhes abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1) Visão Comum: A criação de uma visão comum e compartilhada pelos integrantes da equipe sobre as ameaças e oportunidades que motivam a mudança e sobre os riscos de ser mantida a situação atual (status quo) é simplesmente essencial para que as pessoas entendam, logo no início do projeto, o que está ocorrendo e passem a colaborar com o seu sucesso de forma sinérgica, com todos "remando na mesma direção"!  Com isso, boicotes, conflitos, confusões e mal-entendidos serão evitados nas fases posteriores! Entretanto, por ser freqüentemente negligenciada, em função da "urgência da situação" ou pela ausência de informações textuais e comprobatórias, a falta de uma visão comum é, comprovadamente, a causa da falha prematura da maioria dos projetos!

2) Habilidades: As habilidades previamente demonstradas pelos integrantes das equipes internas e externas, sem as quais a ansiedade de se querer fazer e não se saber como será crescente! Afinal, em linguagem simples e direta, não dá para fazer banquete com sanduíche!

3) Incentivos: Os incentivos certos, para as pessoas certas, na hora certa, a fim de manter alta a motivação da equipe e com isso garantir que as mudanças não sofram atrasos e ocorram dentro dos prazos previstos!

4) Recursos: A contratação e a alocação correta de recursos internos e externos, que evitará a frustração trazida pela falta dos mesmos ao longo do projeto!

5) Plano de Ação: A existência de um plano de ação completo, estruturado e bem gerenciado, para evitar que, por falta de referência, o projeto pareça estar sempre se iniciando!

Como sabemos, a maioria dos projetos começa pela etapa 5, a elaboração de um Plano de Ação, apresentado normalmente em belos slides! Mas não adianta nos iludirmos! A falta de qualquer um desses ingredientes fatalmente levará o projeto ao fracasso!  A forte interdependência desses fatores nos faz lembrar a álgebra Booleana: para que a mudança seja bem sucedida, são necessários todos os requisitos (AND), para que fracasse basta que apenas um deles falte ou falhe  (OR)! Portanto, este é o verdadeiro obstáculo a ser vencido na implantação de projetos de mudança e de inovação! É como se costuma dizer no meio gerencial: não dá para saltar um precipício de dois metros com dois saltos de um metro! Na nossa experiência, com a implantação de vários projetos de mudança, a falta de habilidades comprovadas é uma das principais causas de falha!

Foi com base nessa necessidade e da nossa vivência em implantação de vários projetos de mudança e inovação que os serviços profissionais end-to-end da BI Tools foram desenhados! Somente damos o projeto encerrado quando resultados reais e consistentes estiverem sendo alcançados! Nossos seletos clientes podem confirmar isso!


 

Conheça mais sobre os nossos serviços: ligue e marque uma apresentação de 30 minutos em Português, Inglês ou Espanhol via Skype (bitools)!

 jorge.couto@bitools.com.br

Skype: bitools

Rua Prof. Paulo Augusto Bueno Wolf, 3 - Ponta da Praia - Santos - SP

+55 (13) 99637-4360